segunda-feira, 7 de março de 2011

HISTÓRICO

HISTÓRICO DA E. M. 08.33.035 BARONESA DE SAAVEDRA



A Escola Municipal 08.33.035 Baronesa de Saavedra situa-se a rua Mal. Bibiano Constalat s/ nº, Realengo, cep. 21735-350, Rio de Janeiro, RJ.
Foi inaugurada em 09 de fevereiro de 1965.
Dona Carmen Saavedra (Baronesa de Saavedra), nascida Carmen de Proença viveu de 11 de Junho de 1904 a 10 de Abril de 1959.
Dona Carmen, de família tradicional mineira, casou com Thomaz Óscar Pinto da Cunha Saavedra, 3º barão de Saavedra, um empresário português monarquista, que, depois da implantação da República em Portugal, se radicou no Brasil.
A baronesa teve três filhos, dos quais dois morreram ainda crianças. Para ajudar a superar sua dor, decidiu colaborar na fundação de um colégio moderno no Rio de Janeiro, que seria uma escola-modelo idealizado por ela. Escolheu para diretores o professor particular de seus filhos, Dr. Décio Werneck, e um amigo de seu marido, o engenheiro e professor português, D. Thomaz da Câmara.
Diretora de escolas particulares, a professora Carmem Saavedra, fundou escolas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. No dia 1 de Setembro de 1940 fundou o Ginásio Padre Antonio Vieira num prédio alugado na Rua Humaitá, em Botafogo. A escola, que mais tarde se tornou o Colégio Padre Antonio Vieira, começou a funcionar com 20 alunos, entre eles João Saavedra, filho dos barões.
 Devido a sua grande obra em Educação, foi-lhe dedicado esse título de patrono de nossa Unidade Escolar.
A Escola Municipal Baronesa de Saavedra tem como sua diretora atual a professora Jorgina M. R. de Souza, diretora-adjunta a professora Tânia Nascimento e coordenadora pedagógica a professora Fátima Diniz.
Sua equipe atual é formada por 12 professores, 4 merendeiras, 2 voluntários e 2 funcionário da Comlurb.  
Atende da Educação Infatil ao 6º ano do ensino fundamental.
Fonte: PPP da Escola e Wikipédia

2 comentários:

  1. Doma Carmen foi também uma das grandes mecenas do rio de Janeiro sendo uma das fundadoras do museu arte moderna que ficou sediado por alguns anos na sede do banco Boavista de seu marido. Era grande amiga de Portinari, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, augusto Frederico Schmidt, Antonio Maria, oscar Niemeyer e Lucio Costa e Carlos Lacerda, e Vinicius de Morais. intelectuais de todas as colorações politicAs e de todas as classes sociais. Tinham uma coisa em comum: a inteligência e a arte de bem conversar e expor idéias com brilha tismo.

    Sua casa de correias projeada por lucio costa foi um marco do modernismo arquitetônico brasileiro. Assim como foi a sede do banco Boavista, projetDa em 1946 por Oscar Niemeyer.

    ResponderExcluir
  2. Apenas fomentei por ser neto de Carmen saavedra

    ResponderExcluir