sexta-feira, 11 de março de 2011

HISTÓRIA DO CARNAVAL


CONCEITO E ORIGEM
O Carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem a Quaresma. Embora centrado no disfarce, na música, na dança e em gestos, a folia apresenta características distintas nas cidade em que se popularizou.
O termo Carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como "carnem levare ou carnelevarium, palavras dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência de carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela Igreja de comer carne.
A própria origem do Carnaval é obscura. É possível que suas raízes se encontrem num festival religiosa primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares. Contudo o Rei Momo é uma das formas de Dionísio - o Deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do Carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os actos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida.


Baile de Carnaval da Escola
Coordenadora, Profª de Inglês e Profª de Educação Física


PERÍODO DE DURAÇÃO
Os dias exatos do início e fim da estação carnavalesca variam de acordo com as tradições nacionais e locais e tem-se alterado com o tempo. Assim, em Munique e na Baviera (Alemanha), ela começa na festa da Epifania, 6 de Janeiro (dia dos Reis Magos), enquanto em Colônia e na Renânia, também na Alemanha, o Carnaval começa às 11h11min do dia 11 de Novembro (undécimo mês do ano). 
No Brasil, até a década de 1940, sobretudo no Rio de Janeiro, as festa pré-carnavalescas se iniciavam em Outubro, na comemoração de Nossa Senhora da Penha, crescia durante a passagem de ano e atingia o auge nos quatro dias anteriores às Cinzas - Sábado, Dmingo, Segunda e Terça. Hoje em dia, tanto em Recife (Pernambuco), quanto em Salvador (Bahia), o Carnaval inclui a quarta-feira de cinzas e dias subsequentes, chegando por vezes, a incluir o sábado de Aleluia.
Fonte: Arquivo da Escola

NÃO ENTENDEU ALGUMA PALAVRA? PESQUISE NO DICIONÁRIO VIRTUAL

QUER SABER MAIS, PESQUISE NOS SITES ABAIXO:


Um comentário:

  1. Parabéns, o blog está lindo!! São iniciativas como esta que transformam a educação em EDUCAÇÃO!!

    ResponderExcluir